Uso de Ozônio para descontaminação
Conheça os dispositivos de desinfecção por Ozônio e Ionização que a MIDIAPOST desenvolve para que o ambiente de sua empresa permaneça seguro para seus clientes e colaboradores.
Pesquisadores japoneses atestam que baixas concentrações de ozônio podem neutralizar partículas do coronavírus, fornecendo um meio para hospitais desinfectarem consultórios e salas de espera. Os cientistas da Universidade de Fujita garantiram, em entrevista coletiva, terem provado que o gás ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm), um nível considerado inofensivo ao ser humanos, pode matar o vírus.
A experiência usou um gerador de ozônio numa câmara selada com uma amostra do coronavírus. A potência do vírus caiu mais de 90% quando ele foi submetido a baixos níveis de ozônio por dez horas.
“A transmissão do novo coronavírus pode ser reduzida por um tratamento contínuo de ozônio em baixa concentração, mesmo em um ambiente com a presença de pessoas, usando esse sistema”, disse o pesquisador chefe Takayuki Murata. “Constatamos que ele é particularmente eficiente em condições de alta umidade”, completou.
Conheça a linha de produtos de desinfecção portátil MIDIAPOST
A eficácia do ozônio
O ozônio, um tipo de molécula de oxigênio, é conhecido por anular muitos patogêneos, e estudos anteriores demonstraram que altas concentrações, entre 1 e 6 ppm, eram eficientes contra o coronavírus, mas potencialmente tóxicas para humanos. Uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostrou que o ozônio pode ser eficiente para desinfectar aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.
O ozônio (O3) tem mais um átomo de oxigênio ativo do que as moléculas de oxigênio (a atividade é 600 vezes maior que o cloro) e tem propriedades oxidantes extremamente fortes. As pessoas usam esse recurso para obter esterilização, desodorização, descoloração e decomposição Matéria orgânica, o ozônio é um bactericida de amplo espectro e alta eficiência reconhecido no mundo, e sua capacidade de esterilização é mais do que o dobro do cloro. Mais importante, o oxigênio original aumenta o conteúdo de oxigênio original após a esterilização por ozônio. Como não há poluição residual e secundária, isso é Os fungicidas químicos não podem fazer isso, por isso são comumente conhecidos como produtos químicos verdes. A difusão do O3 é muito boa, ao contrário da desinfecção com lâmpada ultravioleta, a área de sombra não é irradiada, então o efeito da desinfecção é melhor.
Na natureza, o ozônio é generalizado, mas a concentração varia muito em diferentes condições, e não é fácil de ser notada. Hoje em dia, a camada de ozônio atmosférico, comumente entendida pelas pessoas, é uma barreira natural para bloquear os raios ultravioleta do sol. É um tipo específico de luz solar. A luz do espectro de comprimento de onda é produzida após a irradiação do ar; após uma tempestade, as pessoas respiram um sabor especial e fresco. Na verdade, a concentração de ozônio no ar aumenta (geralmente em torno de 0,04 ppm), o que é fácil de ser percebido pelas pessoas. O motivo pelo qual a concentração de ozônio aumenta, Porque o relâmpago (descarga de alta tensão) ioniza o oxigênio do ar para formar ozônio; nas áreas turísticas da floresta, o ar é particularmente fresco, porque as plantas produzem [O] durante o processo de absorção de CO2, e os átomos de oxigênio fazem parte do O2 ( O oxigênio que respiramos), parte dele forma O3 (ozônio). As bactérias são onipresentes na natureza e se multiplicam rapidamente em condições adequada, os raios ultravioleta controlam o equilíbrio vital das bactérias e protegem a saúde humana, podemos concluir que se trata do onipresente ozônio e da luz solar na natureza.
Conheça outros usos para o Ozônio
◎ Esterilização da água e decomposição de substâncias tóxicas O forte poder de oxidação do ozônio pode decompor substâncias orgânicas, como benzeno, fenol, cetonas e aldeídos dissolvidos em água para reduzir a toxicidade: ao mesmo tempo, oxida e precipita íons de metais pesados, como ferro e manganês, que é para bactérias, vírus e outros micro organismos. Tem um efeito de esterilização muito alto.
◎ Inibir a deterioração dos alimentos. Peixes e carne são fáceis de criar bactérias durante o processo de descongelamento em temperatura ambiente. Coloque o peixe e a carne a serem descongelados na água e passe o ozônio. Além de inibir o crescimento de bactérias e prevenir a corrupção, ele também pode remover odores desagradáveis.
◎ Desinfecção e esterilização de alimentos Os talheres, xícaras de chá, etc., lavados com detergente e depois enxaguados com água ozônio, podem decompor o detergente restante na superfície e matar e reduzir as bactérias aderidas.
◎ Limpeza e branqueamento de substâncias. Ozônio pode ser adicionado à água para decompor os poluentes e reduzir o consumo de sabão em pó e água de lavagem. Além da esterilização, o ozônio é usado no processo de limpeza para decompor os surfactantes residuais nas roupas para evitar irritação da pele e roupas novas. Mergulhe primeiro em água com ozônio para decompor o formaldeído residual e evitar danos à saúde.
◎ Cuidados médicos O sangue desempenha três funções no corpo humano: uma é transportar nutrientes para todas as partes do corpo, a outra é descarregar resíduos de várias partes do corpo e a terceira é defender contra doenças. Se a ingestão de oxigênio por pessoas saudáveis for inferior a 4%, o corpo humano está sujeito a doenças. A solubilidade do ozônio é 13 vezes maior do que o oxigênio, portanto, o ozônio pode promover o conteúdo de oxigênio no sangue, aumentar a fluidez do sangue, fortalecer a glicação dos glóbulos vermelhos, estimular a decomposição enzimática e ativar a respiração das mitocôndrias. A resposta bioquímica causada por essas influências pode aumentar a imunidade dos glóbulos brancos, restaurar a elasticidade dos vasos sanguíneos e promover o metabolismo; tem um grau considerável de manutenção e melhora para várias doenças do sistema circulatório ou distúrbios metabólicos. O banho com água com ozônio pode promover a circulação sanguínea e ativar células além dos antibióticos e do colesterol. Pode eliminar a inflamação, analgesia, esterilização e desintoxicação sem efeitos colaterais, alcançando assim os efeitos de prevenção de doenças, cuidados médicos e beleza.
◎ A desinfecção e esterilização ambiental usam água com ozônio para limpar pisos e móveis, que não só tem forte detergência, mas também mata bactérias e vírus aderidos à superfície. Depois que o ozônio reage, ele é rapidamente reduzido a oxigênio e nenhum resíduo causará poluição secundária.
◎ A preservação de vegetais e frutas pode prevenir a corrupção dos alimentos, inibir o crescimento de bolores, bactérias, bacilos, cocos, coliformes, etc., prolongar o tempo de preservação dos alimentos e preservar as delícias originais dos alimentos. O ozônio pode decompor o gás etileno liberado pelas frutas e prolongar o tempo de armazenamento das frutas.
◎ Previna doenças infecciosas. Microbactérias, bactérias purulentas, vírus da hepatite AB, feridas e outras bactérias, e a maioria dos outros patógenos, vírus, etc., o ozônio pode matar e reduzir com eficácia.
◎ Repelir pragas. O ozônio pode causar forte irritação em mosquitos, baratas, pulgas e camundongos e é totalmente repelido. O efeito de refogar com alta concentração de ozônio é melhor.
◎ Para purificar o ar, o ozônio é combinado em íons, que podem adsorver e fixar a poeira, bactérias, vírus e esporos microbianos suspensos no ar e decompô-los e matá-los. Para gases tóxicos, como benzeno, aldeído, formaldeído, monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, etc., o ozônio pode decompor completamente ou reduzir a toxicidade.
Concentração segura
Experimentos com animais mostram que a concentração inicial de toxicidade do ozônio é 0,3 ppm, enquanto a concentração humana odorífera de ozônio no ar é 0,02 ~ 0,04 ppm. De acordo com os resultados do teste de toxicidade do ozônio para a função pulmonar, 1,5 ~ 2,0 ppm é proposto como a concentração permitida de ozônio. O Ministério da Saúde da China estipula que a concentração máxima permitida de ozônio é de 0,3mg / m3 (0,15ppm).
Concentração de aplicação em água
A solubilidade do ozônio em aplicações de água está entre 0,1mg / L e 10mg / L. O valor baixo é usado como a concentração mínima necessária para a desinfecção e purificação da água, e o valor alto é usado como o valor de concentração alcançável do ” desinfetante de água com ozônio “. Veja mais dados técnicos:
◎ Purificação do ozônio da água da torneira, o padrão internacional é valor de solubilidade de 0,4mg / L, manter por 4 minutos, ou seja, o valor de CT é 1,6.
◎ O tratamento da água engarrafada deve atingir o valor de solubilidade do ozônio de 0,3 ± 0,5mg / L, e o ozônio deve ser adicionado para atender a quantidade de 2g O ?? em 1m3 de água. Quando a concentração de ozônio é superior a 8mg / L, é fácil atingir a concentração.
Método de descarga de alta tensão Corona
Corona é o nome dado ao princípio do método de descarga para produzir ozônio. Funciona quando um corpo dielétrico é colocado em paralelo entre dois eletrodos de alta tensão paralelos (geralmente vidro duro ou cerâmica é usado como corpo dielétrico ou aço inoxidável em forma de tubos com fissuras), e uma certa lacuna de descarga é mantida. Quando a corrente alternada de alta tensão é aplicada entre os dois pólos, uma descarga de corona azul-violeta uniforme é formada no gap de descarga. O ar ou o oxigênio passa pelo gap de descarga. As moléculas de oxigênio são excitadas por elétrons para obter energia e colidem entre si elasticamente e polimerizam em moléculas de ozônio.
Eletrólise de baixa pressão
O princípio da eletrólise de baixa voltagem para produzir ozônio é usar corrente contínua de baixa voltagem para conduzir os pólos positivo e negativo do eletrodo de membrana sólida para deionizar a água. A água é separada em moléculas de hidrogênio e oxigênio na forma de troca de prótons na interface de solução anódica especial, e o hidrogênio é removido do cátodo. As moléculas de oxigênio são descarregadas diretamente na interface da solução e as moléculas de oxigênio são excitadas pelos elétrons gerados pela corrente de alta densidade na interface do ânodo para obter energia e polimerizar em ozônio, esse é o método de eletro-oxidação e eletrólise de baixa pressão.